Visita aconteceu na tarde deste sábado, 10, após o Pontífice dirigir-se ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, localizado a cerca de 65 km de Roma
Da redação, com Vatican News

Papa Leão XIV reza diante do túmulo de Francisco / Foto: sco Sforza/Vatican Media via REUTERS
Na tarde deste sábado, 10, o Papa Leão XIV visitou a Basílica de Santa Maria Maior. No local, o Pontífice rezou diante do túmulo do Papa Francisco e do ícone da Salus Populi Romani.
Antes, em sua primeira saída “surpresa”, o Santo Padre dirigiu-se a um local querido pelos agostinianos: o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, localizado em Genazzano, a cerca de 65 km de Roma. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, ele deixou o Vaticano por volta das 16h locais.
Após uma recepção festiva pelos fiéis reunidos em frente ao local, Leão XIV entrou no Santuário. Ele saudou os religiosos e deteve-se em oração, primeiro diante do altar e, em seguida, diante da imagem da Virgem Maria. Ali, com os presentes, recitou a oração de São João Paulo II à Mãe do Bom Conselho.

Papa Leão XIV reza diante do afresco de Nossa Senhora do Bom Conselho em Genazzano/ Foto: sco Sforza/Vatican Media/Handout via REUTERS
Saudação aos presentes
Depois da oração da Ave Maria e o canto da Salve Rainha, o Papa dirigiu-se àqueles que estavam no Santuário e os saudou, bem como ao povo de Genazzano reunido do lado de fora. “Eu quis muito vir aqui nestes primeiros dias do novo ministério que a Igreja me confiou, para levar adiante esta missão como Sucessor de Pedro”, expressou o Pontífice.
Recordando a visita feita após sua eleição como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho e a escolha de oferecer a vida à Igreja, o Santo Padre reiterou sua confiança na Mãe do Bom Conselho, companheira de luz e sabedoria. Em seguida, junto à comunidade, Leão XIV dirigiu-se então a uma sala interna para um encontro privado.
Ao final da visita, apareceu novamente na entrada da Basílica e expressou a alegria de ter rezado à Mãe do Bom Conselho. Ele afirmou que ela é um grande dom para o povo de Genazzano, do qual também deriva uma grande responsabilidade: “assim como a Mãe nunca abandona seus filhos, vocês também devem ser fiéis à Mãe”, manifestou.

Papa Leão XIV concluiu sua primeira saída “surpresa” rezando diante do ícone da Salus Populi Romani /Foto: sco Sforza/Vatican Media via REUTERS