ALIMENTO

Doação de leite materno fortalece a solidariedade humana

O Dia Mundial da Doação de Leite Materno é lembrado nesta semana. A data reforça a importância desse gesto que alimenta, protege e salva vidas.

Reportagem de Aline Imercio e Gilberto Pereira

Quando viu o filho, Romeo, ar pela UTI neonatal, Larissa conheceu a importância da doação de leite materno. Depois da alta do seu bebê, ela também resolveu ajudar outras crianças: “Assim que o meu bebê saiu, eu tive muito leite, eu tive hiperlactação, então eu produzia muito, muito leite mesmo. E descartar aquele excesso de leite, jogar fora era desperdício, algo tão valioso assim. Então eu fui lá no hospital e me cadastrei para poder doar”, contou a esteticista, Larissa Costa Borba.

A enfermeira do Banco de Leite do Hospital Leonor Mendes de Barros, Renata Giesta explicou: “O leite materno é parte do tratamento dos bebês que estão na unidade neonatal”.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 245 mil litros de leite materno foram doados no Brasil em 2024, o que ajudou na recuperação de 219 mil bebês prematuros. Para doar, é preciso identificar o local mais próximo pelo site da Rede Global de Leite Humano e seguir as orientações:

“É, a mulher precisa estar paramentada com touca, máscara, higienizar as mãos. Ela vai começar a tirar esse leite, colocar no vidro, congelar imediatamente e ela vai completar esse vidro. Esse vidro pode ficar na casa dela até 12 dias, porque o leite ordenhado cru, ele tem um prazo de validade de até 15 dias”, reforçou a enfermeira.

Assim que o leite materno chega ao Hospital Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, ele é direcionado para essa área, onde a pelo processo de pasteurização e pode durar até seis meses no banco. No hospital, as doações são destinada a bebês prematuros internados na unidade.

E a doação tem benefícios amplos, inclusive para a produção de leite da mãe: ”Quanto mais a mulher estimula, quanto mas ela amamenta o seu filho e tem leite excedente e ela tira, armazena, guarda, conforme as orientações do banco de leite, onde ela vai se tornar doadora, mais leite ela vai produzir. O slogan do Ministério da Saúde desse ano é ‘doação de leite humano, um gesto humanitário que alimenta esperança’. Então, doem”, incentivou Renata.

“O leite materno é o melhor que a gente pode oferecer, o melhor alimento, mais rico e mais completo do mundo. Então é muito bom poder ajudar além do nosso filho, outros vários bebês na UTI”, concluiu a mãe Larissa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo