DRAMATURGIA

Canção Nova lança o filme São Gabriel da Virgem Dolorosa

Dramaturgia da Canção Nova lança neste sábado, 10, filme sobre a história de um jovem santo, marcado pela fé e pelo amor profundo a Deus,

Reportagem de Alan Toledo e Ederaldo Paulini

Ser um exemplo para a juventude. Natan Almeida, que interpreta São Gabriel da Virgem Dolorosa na mais nova produção da Dramaturgia da Canção Nova, tem a oportunidade de protagonizar a história de um jovem santo – uma missão que foi mais fácil do que esperava.

“Fazer o filme foi uma experiência muito de Deus mesmo para mim, porque Deus me relembrava durante as gravações que Ele sonha para mim também uma vida de santidade”, afirma Natan. Ele comenta que não conhecia São Gabriel da Virgem Dolorosa, um santo italiano desconhecido no Brasil.

“Quando eu fui ter contato com a história dele a partir do roteiro do filme, eu fui vendo que as orações que ele fazia a Deus são orações que eu também fazia, que eu tinha feito para Deus”, expressa Natan. “Vendo que o Gabriel com 24 anos conseguiu chegar à santidade”,  prossegue, “durante as gravações, as cenas que ele viveu – situações parecidíssimas com o que eu vivi aqui –, em outro século, em outro tempo, eu vi que eu também posso ser santo”, relata o protagonista.

O filme retrata ainda a intensidade da fé de Maria como intercessora e acolhedora de todas as experiências vividas pelo personagem. “São duas características que eu trouxe e quero continuar trazendo todos os dias. A gente acaba esquecendo, mas na Canção Nova a gente sempre faz memória. Duas coisas que eu quero abraçar para sempre do Gabriel: abraçar o sacrifício e a constância, a decisão na vontade de Deus”, conclui Natan.

Produção e fé

Um projeto com doação de talentos e superação: a jornada dupla para este trabalho deu um toque especial na vida da Maria Isabel Barbosa Gonçalves, figurinista e atriz no filme. “Clarice não se parece nada comigo, mas tem um pouco de mim, porque tem um pouco do meu empenho, um pouco das minhas lutas, das gravações intensas”, pontua.

“Foram dois em um: trabalhei com figurino, ajudei a construir todo o figurino do filme, que é um desafio também, um filme de época, e construí a personagem. Então foi um processo interior bem barulhento, mas com o tempo tudo foi se encaixando, foi tomando forma”, conta Maria Isabel.

O diretor do longa-metragem, Ralphy Batista, destaca ainda um elemento que liga o santo italiano à Canção Nova. “O Padre Jonas Abib tinha uma relíquia de primeiro grau de São Gabriel da Virgem Dolorosa e pediu que fosse colocada no altar do Santuário do Pai das Misericórdias”, explica. Segundo ele, ali foi constatada uma confirmação da semelhança que a Canção Nova tinha com São Gabriel da Virgem Dolorosa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo