ESPERANÇA

Católicos de Belo Horizonte recebem com alegria novo Papa

Leão XIV foi eleito e os fiéis já demonstram confiança e oração. Em Minas Gerais, católicos falam sobre o que esperam do novo Papa.

Reportagem de Vanessa Anicio e Daniel Camargo

No meio da correria do dia, a estudante Bárbara Bragança, tirou um tempo para silenciar o mundo ao redor e se conectar com o divino. Hoje, sua oração tem um motivo especial.

“Que a humanidade consiga pensar mais no próximo, consiga se unir mais, é diferente, seja de pensamentos, discernimentos, mas o amor ao próximo. Que esse Papa possa trazer esse diálogo aberto e amplo a todos, com o amor”, apontou Bárbara.

O anúncio da eleição do Cardeal Robert Francis Prevost como novo Papa foi recebido com alegria pela comunidade católica de Belo Horizonte. Junto com a notícia, veio também a esperança de um novo tempo para a Igreja.

Na capital mineira, o início do pontificado do Papa Leão XVI reacende em muitos fiéis o desejo de caminhar mais perto da Igreja, seguindo os os do novo sucessor de Pedro.

“É acreditar, na benevolência, na caridade, e que nosso Senhor Jesus Cristo continue nos amparando e nos guiando”, constou a dona de casa, Marla Bianca Gandra Horta.

Conhecido por seu espírito conciliador e firmeza na fé, o Papa Leão XVI assume a missão de conduzir a Igreja em tempos desafiadores: fortalecer a unidade entre os cristãos, enfrentar a indiferença religiosa e seguir evangelizando com coragem e ternura.

“O espírito nos surpreendeu profundamente, porque ele todas e mais um pouco as características necessárias para este tempo. Do ponto de vista da sua origem, é um norte americano, ‘pero no mucho’, alguém que tem uma experiência e América Latina, com grande trânsito na vida religiosa, tendo sido superior dos agostinianos e também responsável pelo Dicastério para os Bispos em Roma. É alguém que tem o perfil, como é próprio do lema agostiniano, ‘de um só coração e uma só alma’, dando-nos a oportunidade de conciliar estas duas perspectivas dentro da Igreja, ou seja, a fidelidade da doutrina dos apóstolos, porque não podemos inventar a fé, e ao mesmo tempo também a atualidade daquilo que cremos para que o Evangelho continue apaixonando as pessoas e sendo uma novidade”, explicou o pró-reitor do Santuário Basílica N. Sra. da Piedade, padre Samuel Fidelis Donatos.

“Que o Espírito Santo conduza ele nessa nova jornada e conduzindo a gente nesse novo tempo na Igreja”, concluiu o bancário, William Souza.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo