MAR DE LUZ

Fiéis participam da festa de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal

Um mar de luz e devoção tomou conta do Santuário de Fátima neste 13 de maio. Foi lá, em 1917, que a Virgem Maria apareceu aos pequenos Francisco, Jacinta e Lúcia, deixando um legado de fé que atravessa gerações.

Reportagem de Gracielle Reis e Miguel Fernandes

Na noite de 12 de maio, participaram 270 mil pessoas, sendo 20 mil a mais do que em maio de 2024. E no dia 13, 200 mil fiéis. Números que somam aos cerca de um milhão presentes no Santuário de Fátima, Portugal, no primeiro trimestre deste ano.

As celebrações foram presididas pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Jaime Spengler, que foi um dos eleitores do último Conclave.

O Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente CNBB e CELAM recorda: “Esse Prevost era o voto número 89. Alguém começou a bater palmas, e aquilo dentro da Capela Sistina alcançou um eco e aos poucos todos levantaram e ele sentado, assim caído. Eu imagino, não posso dizer isso com certeza, que ele entrou também no Conclave sem imaginar que pudesse vir a ser eleito”.

Aos jornalistas, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas, contou que havia feito o convite ao então cardeal Prevost para presidir a esta peregrinação de maio. Contudo, por questão de agenda, ele viria em outubro. Mas como o cenário mudou, um novo convite certamente será feito, ressaltando que faz parte da identidade deste santuário rezar pelo Santo Padre.

“Agradeço que tenha posto isso na agenda do Papa, pelo menos da agenda do pensamento e depois teremos a ocasião de confirmá-lo também”, disse Dom José Ornelas

Jaime Spengler ressaltou:” Aqui existe um mistério, aqui existe algo que encanta, aqui se cultiva a reverência e junto com isso o silêncio, o recolhimento”.

Uma novidade desta celebração foi a benção da nova cruz da Capelinha das Aparições e, ao final da Santa Missa do dia 13, Dom José Ornelas, consagrou o novo pontificado à Virgem de Fátima.

“Estamos aos vossos pés, os bispos de Portugal e do mundo e essa multidão de peregrinos no 108º aniversário da vossa aparição aos pastorinhos, nesta calvada iria para vos consagrar o mistério do atual sucessor de Pedro e bispo de Roma, o Santo Padre Leão XIV. Enchei o seu coração da ternura de Deus, que vós experimentastes como ninguém, para que ele possa abraçar todos os homens e mulheres deste tempo, com o amor do vosso filho, Jesus Cristo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo